A rotina de trabalho numa grande metrópole é por norma uma fonte de stress, seja pela cadência do trabalho, ou pelo ritmo da cidade. É preciso dar descanso à nossa mente. Encontre os meios certos para evitar a fadiga mental, tornando-se mais criativo e produtivo no seu trabalho.

O Blog do Zenklub escolheu cinco actividades para você incorporar na sua rotina diária e alcançar um dia-a-dia mais saudável.

Concentre-se no presente

Se sente preocupação excessiva, se tem dificuldade em dormir e se costuma passar por momentos de maior ansiedade ou pânico, é preciso encontrar a raiz do problema. A boa notícia é que existem técnicas específicas para controlar estas sensações. Técnicas de relaxamento ou mindfulness, por exemplo, que consistem em focar no momento presente, são apenas algumas. Com estas, é possível exercitar a sua atenção no “agora”, controlando as sensações e emoções que originam de situações passadas ou futuras.

Invista no seu círculo de amizades

Uma pesquisa feita na universidade de Harvard descobriu que as pessoas que criam laços sociais duradouros vivem mais e melhor. Criar e manter uma relação de partilha de afecto é o maior de todos os sucessos. Invista em amigos, família e amores, é o melhor que poderá fazer pela sua felicidade. Estas pessoas farão com que se sinta bem e seguro, o que o levará a um maior relaxamento e a uma maior saúde mental.

Demonstre gratidão

Especialistas mostram que ser-se grato e agradecer às pessoas a quem somos gratos, pode mudar as nossas vidas em muitos aspectos. Um dos benefícios da demonstração genuína de gratidão é a melhoria da saúde mental. Quem é verdadeiramente grato só o é por atribuir o devido valor às variáveis que preenchem a sua vida. Estas pessoas tendem a compreender e interiorizar o valor da saúde física e mental, o que as leva a cuidar mais de si próprias.

Faça pausas

Estar em estado de alerta a tempo inteiro tornou-se um hábito dos dias que correm. No entanto, é meio caminho andado para o esgotamento. O psicólogo californiano Daniel Goleman, formado na Universidade de Harvard, disse em entrevista: “As pessoas costumavam sair do trabalho e ir para casa. Agora temos aparelhos que nos acompanham onde quer que vamos”, referindo-se aos tables e smartphones que nos deixam constantemente ligados ao trabalho.

Dedique-se às actividades que lhe dão prazer

Alimentar a mente, o corpo e a alma é fundamental para se manter activo e feliz, lutando contra as rotinas que podem ser fonte de stress. Procure actividades que lhe inspiram e o mantêm criativo e relaxado. Aventure-se na natureza, leia mais, ouça musica, veja um filme de vez em quando, encontre a sua fonte de relaxamento.

Zenklub e a promoção da saúde mental

O Zenklub é uma plataforma online que disponibiliza psicólogos para atendimento por vídeo-chamada. Apoiado na mais recente tecnologia, o Zenklub possibilita a escolha de um psicólogo pela sua linha de atuação e pelas áreas nas quais tem mais experiência: mindfulness, depressão, pânico, stress, ansiedade, fobias, e muitas outras.

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas tomem controlo da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no nosso website poderá consultar um psicólogo por vídeo-chamada, esteja onde estiver. São mais de 30 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub

comentários