Destacar-se online é um desafio diário. A internet está repleta de informação. Para quem está do outro lado do ecrã, pode parecer que procura uma agulha num palheiro. Ao construir o seu perfil profissional online, a sua preocupação deverá ser destacar-se de todo o “ruído”.

Mas se a internet é um espaço tão cheio de informação, como é que poderá destacar-se no meio de tantas opções? Posso dizer-lhe que começou muito bem, ao juntar-se a uma rede de profissionais especializados como o Zenklub. Estes espaços trazem credibilidade, acessibilidade, exposição e facilitam toda a jornada de quem deseja tornar-se seu cliente.

A selecção e segmentação de profissionais no Zenklub existe para que estes tenham mais espaço para trabalhar, e permite que quem deseja um tratamento específico possa optar pelo profissional mais adequado ao seu caso. Esta última fase de seriação, que está nas mãos dos próprios clientes, permitirá que os próprios profissionais trabalhem com casos nos quais se especializam, para que se foquem naquilo que realmente gostam e se destacam a fazer.

Mas como explorar estas vantagens do online? É preciso tornar o seu perfil o mais atraente possível para novos clientes.

Pensando nisso, destacámos alguns pontos fundamentais na criação de um perfil profissional de psicólogo.

1. Crie um perfil completo e acessível.

Muitos profissionais têm um vasto conhecimento nas suas áreas de atuação, incluindo diversas formações que enriquecem ainda mais a sua jornada. No entanto, têm dificuldade em falar sobre isso abertamente. Um perfil profissional precisa dessas informações muito claras e destacadas, portanto, não seja tímido! Agora é o momento de mostrar ao mundo todas as suas qualidades.

Outro aspecto que terá de ter em mente quando comunica através do seu site: para quem estou eu a escrever? É provável que alguém que procure um psicólogo online desconheça os termos técnicos e os “palavrões” da psicologia. Posto isto, tente escrever da forma mais simples e acessível possível. Do outro lado do ecrã está alguém à procura de informação, mas também de empatia.

A página de perfil dos psicólogos no Zenklub tem uma estrutura própria, porém, cabe ao psicólogo determinar quais os pontos-chave a destacar. O que é que deverá aparecer em primeiro lugar em cada um dos espaços no seu perfil? Dê destaque àquilo que considera serem as suas maiores qualidades e habilitações.

Na sua descrição pessoal o cliente poderá deparar-se pela primeira vez com uma descrição sua, escrita na primeira pessoa. Este espaço representa o início daquilo que poderá vir a ser uma longa conversa. Use uma linguagem menos técnica e faça o seu futuro cliente sentir-se bem-vindo. Uma dica: use sempre texto corrido.

2. Um vídeo de apresentação pode ajudar a quebrar o gelo.

Já gravou um vídeo seu? Mesmo na era das “selfies”, é natural sentimo-nos desconfortáveis ao olhar directamente para uma câmara. É uma experiência nova, mas tornará o seu perfil como psicólogo muito mais atraente.

Mais ainda do que na sua descrição pessoal, um vídeo de apresentação permite que o seu futuro cliente o veja “ao vivo e a cores”, havendo espaço para a criação de uma maior empatia. A sua apresentação permite que ele o conheça melhor a si e ao seu trabalho. Quando decidir gravar a sua apresentação lembre-se: o seu currículo já está no seu perfil. No vídeo queremos gerar empatia e destacar pontos fortes.

Deixamos aqui uma sugestão de estrutura em três etapas: comece por se apresentar, fale sobre o seu tipo de abordagem e explique quais as suas características de destaque. A gravação deverá demorar menos do que 2 minutos. Antes de ligar a câmara prepare-se: escreva uma pequena introdução e organize as suas ideias em papel. Qual é a mensagem que quer passar?

Não se preocupe em acertar à primeira. Poderá gravar as vezes que quiser até encontrar o vídeo no qual se sente mais confiante.

Se quiser alguns exemplos pode visitar o canal de Youtube do Zenklub.

O que achou das nossas dicas? Esta é o primeiro de uma série de artigos que faremos para o ajudar a dar destaque ao seu trabalho na internet.

Boa sorte e bons negócios!

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas tomem controlo da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no nosso website poderá consultar um psicólogo por vídeo-chamada, esteja onde estiver. São mais de 30 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub

comentários